Por Allison Santana Loiola (Assessor de Comunicação)
A Prefeitura de Araputanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta pais, mães e responsáveis sobre uma medida preventiva adotada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis de marcas amplamente utilizadas no país.
A decisão está prevista na Resolução Anvisa nº 32/2026, publicada no dia 7 de janeiro de 2026, e envolve produtos fabricados pela empresa Nestlé Brasil Ltda.
A medida atinge lotes específicos das seguintes marcas de fórmulas infantis:
A Anvisa reforça que nem todos os produtos dessas marcas foram afetados, apenas os lotes indicados no recolhimento oficial.
A proibição ocorreu devido ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de alimentos contaminados por essa toxina pode causar sintomas como:
A medida tem caráter preventivo. A própria fabricante iniciou um recolhimento voluntário global, após a identificação da toxina em um ingrediente proveniente de um fornecedor internacional de óleos, utilizado em produtos fabricados em uma unidade localizada na Holanda.
O recolhimento está sendo realizado no Brasil e em outros países como forma de garantir a segurança dos consumidores, especialmente bebês e crianças.
IO PROCON ARAPUTANGA orienta que:
A íntegra da Resolução Anvisa nº 32/2026 pode ser consultada no Diário Oficial da União.
A Prefeitura de Araputanga reforça seu compromisso com a proteção da saúde da população, especialmente das crianças, e orienta que informações oficiais sejam sempre acompanhadas pelos canais institucionais do município e pelos órgãos reguladores de saúde.
Em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima ou a Vigilância Sanitária Municipal.